ARTE, POESIA & ROCK IN ROLL

Porque todos nós nunca somos iguais a vida toda, gostamos de coisas diversas e mudamos cada vez mais. Mudamos diversas vezes de roupas,pensamentos,estilo e até mesmo, na forma de pensar, porque a única pessoa que não muda, é aquela que já está morta!

sábado, 24 de abril de 2010

RENATO RUSSO - FARIA 50 ANOS EM 2010


Renato Russo completaria 50 anos de idade em 27 de março de 2010. O cantor e compositor morreu no dia 11 de outubro de 1996 de complicações de saúde decorrentes da AIDS.

Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se transformou em um dos principais ícones do rock brasileiro das últimas três décadas.

Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997). Em 2003, foi lançado o disco "Presente", sucedido pelo disco "Trovador Solitário" (2008), com gravações até então inéditas do cantor.

No que foi comemorado o aniversário do cantor, chegou às lojas a compilação "Duetos", com gravações de Renato ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro. Uma das canções do álbum é "Like a Lover", dueto póstumo com Fernanda Takai que é uma versão em inglês para a música "O Cantador", composta por Dori Caymmi e Nelson Motta e gravada por Sergio Mendes nos anos 60.

Em 2009, a gravadora da Legião Urbana, a EMI, desmentiu boatos de que Dado e Bonfá reformariam a banda. No começo de 2010, a gravadora anunciou que pretende relançar a discografia da Legião em vinil. Os discos ainda não têm data de lançamento definida.

Ainda hoje, quase 14 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país. Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, nascidos naquela época.

5 comentários:

Anônimo disse...

saudades
:(

Jaqueline Oliveira disse...

Nossa, acabei de fazer um post sobre uma das músicas do Legião...
Faz muita falta mesmo!

Unknown disse...

o renato ficou imortalizado nas músicas de toda uma geração.
www.sintoonize.com

Luan Silva disse...

O eterno poeta Renato! Ele se imortalizou através de suaas belas canções!

Betty Gaeta disse...

No dia 27-03 choveram homenagens para ele na blogosfera.

Postar um comentário